Modo de Ensinar

A história de vida de Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, nos mostra que foi entre os jovens que ele elaborou seu estilo de vida, seu patrimônio pastoral e pedagógico, o seu sistema e a sua espiritualidade. Em outras palavras, é possível dizer que o convívio com a juventude proporcionou à Dom Bosco conhecer mais profundamente os seus anseios, os seus medos, expectativas e ideais.
A partir do convívio com a juventude, Dom Bosco elaborou um modelo de educação, uma pedagogia própria dos salesianos. Um dos grandes princípios desta pedagogia salesiana é o chamado Sistema Preventivo que tem como pilares a Razão (o ensino, o conhecimento, o cognitivo), a Religião (a espiritualidade, o autoconhecimento) e o Amor Educativo (que cuida, que orienta, que põe limites com caridade).

A abordagem do Sistema Preventivo, “olha” o jovem no ponto em que ele se encontra, ou seja, vai ao encontro dele, da sua humanidade e, ao encontrá-lo, lança um olhar cuidadoso, demorado, que possibilite conhecê-lo num sentido mais amplo, sem rótulos, sem preconceitos, sem estigmas. Esse é o diferencial da educação salesiana.
Em uma escola salesiana, o encontro com o jovem se expressa em presença significativa (no pátio, na sala de aula, nos momentos de convívio com os educadores, direção e coordenação), presença preventiva (nas conversas, nos acompanhamentos, nas formações humana e cristã), ações que despertam interesse, demonstra apoio e educa para a vida.
Alinhados a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, sabemos que para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, a escola tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida.

Assim, nossa proposta pedagógico-pastoral segue o modelo interacionista, onde a construção da aprendizagem se dá a partir da interação entre os sujeitos e o meio em que se encontram, acolhendo os conhecimentos prévios dos estudantes.

DIFERENCIAL SALESIANO
O trabalho educativo de Dom Bosco em favor dos jovens era baseado num espírito de amor. Mais do que educador, o santo era um amigo dos jovens e eles sabiam que poderiam contar com ele. Com o seu Sistema Salesiano de Educação, ou Sistema Preventivo, Dom Bosco transformou a educação em uma maneira de encontrarmos com Deus, e o encontro com Deus em ato de educar.

O Educador Salesiano
O educador salesiano, além de apaixonar o aluno pelo conhecimento, tem a missão de abrir janelas para a vida. Ele tem a capacidade de se fazer presente no cotidiano do aluno de forma significativa. Para isso, apresenta-se para o educando, sem imposição, como testemunha da vivência de valores e boas atitudes. O nosso educador sabe que os valores são incorporados por meio da experiência, a vivência e a reflexão. Ele é entusiasmado pela Pedagogia de Dom Bosco, que valoriza a pessoa e sua dignidade. Por isso, o educador salesiano cria espaços para que o jovem vivencie situações que lhe encaminhem para as escolhas certas. Aquelas escolhas racionais, norteadas por bons valores, que permitem a construção de uma vida repleta de sonhos e realizações.

Sistema Preventivo
A Pedagogia Salesiana, também conhecida como o Sistema Preventivo, é um dos diferenciais da educação salesiana. Ela é fundada em três bases:
1. “Amor educativo” – amor carinhoso que gosta de ver o jovem feliz, mas ao mesmo tempo amor paterno, exigente, que quer o melhor e por isso exige esforço. Os jovens devem ser amados e saber disso. Dom Bosco resumia: “Faça-se amar e não se faça temer”.
2. “Razão” – Dom Bosco acreditava que só a razão podia dizer ao coração o que é o bem. É por isso que a ciência sempre foi um grande pilar da educação salesiana.
3. “Espiritualidade” – no projeto de Dom Bosco, a espiritualidade é o fundamento e coroamento dos valores e dos compromissos educativos do amor e da razão (PAULA, 2008, p. 65). Tornar os jovens “bons cristãos e honestos cidadãos” era uma grande meta de São João Bosco.