A proposta pedagógica inovadora do Colégio Salesiano Dom Bosco incentiva a descoberta, a imaginação, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da linguagem oral, do espírito científico e das habilidades de convivência em grupo, tendo como alicerce o Sistema Preventivo de Dom Bosco. As brincadeiras e o afeto permeiam os projetos que são desenvolvidos, considerando os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento da criança onde ela CONVIVE, BRINCA, PARTICIPA, EXPLORA, EXPRESSA E SE CONHECE através de interações e muitas atividades que envolvem seu espaço de convivência com os colegas e educadores.
Turmas a partir de 1 ano de idade com rotina específica para cada faixa etária:
• Pré infantil – 1 a 2 anos de idade
• Infantil – 2 a 3 anos de idade
• Infantil I – 3 a 4 anos de idade
• Infantil II – 4 a 5 anos de idade
• Infantil III – 5 a 6 anos de idade
INFRAESTRUTURA:
O Colégio conta com uma infraestrutura planejada especialmente para o universo infantil, com salas arejadas, climatizadas e com iluminação natural e ainda:
• Pátio externo em área arborizada com brinquedos;
• Praça com horta;
• Solarium para bebês;
• Mini quadra com grama sintética
• Parquinho das Águas com chafariz e duchas;
• Espaço Kids para Culinária, Artes e Oficina Maker;
• Espaço Criarte: atividades com materiais não estruturados;
• Sanitários Masculino e Feminino adequados à faixa etária;
• Sala de Amamentação – Fraldário – Cozinha
• Recepção com atendimento direto às famílias;
AULAS ESPECIALIZADAS:
• Língua Inglesa – projeto de imersão no Inglês a partir da Educação Infantil
• Iniciação Científica – aulas de ciências e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participação na Mostra Científica do Colégio e no Salão UFRGS Jovem
• Tecnologia em sala de aula – atividades com jogos pedagógicos desenvolvidas em tablets
• Robótica Educacional – desenvolvimento do pensar computacional
• Musicalização – de forma intuitiva e lúdica, amplia a percepção para fundamentos como ritmo, melodia e harmonia, trabalhando memória, criatividade, motricidade e concentração
• Educação Física – contribui para a integração social, colabora para que os alunos adquiram autoconfiança e melhorem a autoestima e expressão corporal.
EQUIPE:
Nossa equipe docente é altamente qualificada e mantem-se em constante formação para garantir o cuidado necessário para que esta primeira experiência escolar seja significativa e segura para a criança e sua família.
• Professoras com formação superior
• Professores de atividades especializadas
• Monitoras
• Nutricionista
• Auxiliar de Coordenação Pedagógica
• Coordenação Pedagógica
• Orientação Educacional
• Pastoral Escolar
MATERIAL DIDÁTICO:
Coleção Girolhar, da Rede Salesiana Brasil, material que tem como características: – conteúdos e recursos adicionais para que a experiência da aprendizagem seja um momento envolvente, envolvendo aluno-família-escola;
– possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões, conduzindo o processo de aprendizagem.
– foi construído de forma colaborativa, ouvindo as escolas, professores e especialistas em educação infantil, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI);
SAIBA MAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL:
• Saídas de Estudos complementando os projetos;
• Vivências em ambientes variados: Bibliotequinha, Laboratórios, Ginásio de Esportes, Capela, Salas Interativa, Multimeios e de Psicomotricidade;
• Nutricionista na escola: projetos de alimentação saudável e qualidade de vida;
• Uniforme do Colégio, garantindo segurança e unidade do grupo;
• Participação das famílias em diversos momentos: apresentação de mini-projetos, reuniões, atividades dinâmicas, oportunizando a integração pais-escola;
• Participação semanal em propostas relacionadas à Pastoral Infantil: através da contação de histórias, desenvolve nos alunos as habilidades do diálogo e da comunicação e o respeito às diferentes opiniões.
PERFIL DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
A criança da Educação Infantil está em uma faixa etária que vai dos 3 aos 6 anos de idade. Esta fase é marcada pela ampliação dos relacionamentos sociais para o ambiente extrafamiliar, com destaque para a vida de fantasia, a criatividade e a espontaneidade. Já realizam duas ou mais atividades ao mesmo tempo (chuta a bola enquanto corre), segura o lápis da maneira dos adultos e maneja o mouse do computador em jogo simples. Usa bem a colher e coloca os próprios calçados. Prefere estar com outras crianças, é generosa e mais independente dos pais, bem como compreende a noção de revezamento.
Nesta etapa, em termos cognitivos, a criança adquire a capacidade simbólica e aprende a distinguir a imagem daquilo que ela representa. Já existem linguagem e conceitos. O brincar é utilizado pelas crianças para pensar, imaginar e construir significado da mesma forma que a linguagem é utilizada pelo adulto, sendo um modo bastante efetivo de comunicar afetoexperiência escolar seja significativa e segura para a criança e sua família.
- Professoras com formação superior
- Professores de atividades especializadas
- Monitoras
- Nutricionista
- Auxiliar de Coordenação Pedagógica
- Coordenação Pedagógica
- Orientação Educacional
- Pastoral Escolar
MATERIAL DIDÁTICO:
Coleção Girolhar, da Rede Salesiana Brasil, material que tem como características: – conteúdos e recursos adicionais para que a experiência da aprendizagem seja um momento envolvente, envolvendo aluno-família-escola;
– possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões, conduzindo o processo de aprendizagem.
– foi construído de forma colaborativa, ouvindo as escolas, professores e especialistas em educação infantil, alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI);
SAIBA MAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL:
- Saídas de Estudos complementando os projetos;
- Vivências em ambientes variados: Bibliotequinha, Laboratórios, Ginásio de Esportes, Capela, Salas Interativa, Multimeios e de Psicomotricidade;
- Nutricionista na escola: projetos de alimentação saudável e qualidade de vida;
- Uniforme do Colégio, garantindo segurança e unidade do grupo;
- Participação das famílias em diversos momentos: apresentação de mini-projetos, reuniões, atividades dinâmicas, oportunizando a integração pais-escola;
- Participação semanal em propostas relacionadas à Pastoral Infantil: através da contação de histórias, desenvolve nos alunos as habilidades do diálogo e da comunicação e o respeito às diferentes opiniões.